Aconteceu nesta quinta-feira (20.03), a Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação: Mulheres e Meninas na Ciência, com o tema “Equidade, Prevenção e Enfrentamento à Violência e Inclusão Socioprodutiva”, a atividade foi realizada no Colégio Estadual Rômulo Almeida, em Salvador.

O evento é fruto da parceria da Secretaria de Política para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Educação (SEC) e o NEIM (Ciência, Gênero e Educação).

A mesa de abertura contou com a presença da Secretária Elisângela Araújo, das Deputadas Estaduais Fabíola Mansur e Olívia Santana, da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Adriana Marmori, da chefe de gabinete da Secretaria de Educação (SEC) Rovena Brito e da Professora Izaura Cruz. Também estiveram presentes a Superintendente de Desenvolvimento Científico da SECTI, Marcea Andrade, e a Diretora da FINEP / MCTI, Julieta Palmeira.

A Reitora da Uneb destacou que a Conferência faz parte de um grande processo de mobilização que já está acontecendo em todo o país e tem a finalidade de discutir os eixos centrais da 5º Conferência de Ciência e Tecnologia para definir as diretrizes de uma política nacional sobre a temática para os anos de 2025 e 2026. “A ciência é um espaço de poder como outros, como o parlamento, como as diversas áreas em que nós estamos. Ter essa visão de que a ciência é um espaço de poder para meninas e para mulheres é uma questão decisiva. E nesse espaço de poder é preciso considerar que a ciência deve ser uma ciência diversa. Ou seja, é preciso contemplar a diversidade que existe em nosso país. E esse espaço serve para isso”, avaliou Adriana Marmori.

A Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Bahia, reforçou o compromisso do Estado com a promoção da ciência e o empoderamento das mulheres e meninas nesse campo. ” É uma atividade importantíssima e prioritária para o Governo do Estado. O que precisamos é ampliar e fortalecer esse espaço de construção, para dar tratamento adequado aos desafios enfrentados por nós, mulheres, em todas as fases das nossas vidas desde crianças. Acho que esse espaço aqui é um bom começo para promover mudanças. Basta ter governos, vontade política e dedicação para que a gente possa enfrentar com orçamento e oportunidades e é isso que a gente quer debater aqui nessa Conferência, trazendo todo esse potencial que todas vocês têm”, disse a secretária.

O evento contou com a participação de aproximadamente 250 alunos em dois períodos, que tiveram a oportunidade de participar de discussões e atividades relacionadas à presença das mulheres e meninas na ciência, promovendo equidade de gênero, prevenção e enfrentamento à violência, além de abordar questões de inclusão socioprodutiva.

Para a aluna Graziele Lima, a atividade proporcionou uma oportunidade de troca de conhecimentos, aprendizados e planos para um futuro promissor e igualitário. “Eu gostei muito de participar da Conferência, foi uma oportunidade incrível, muito enriquecedora e de muito aprendizado. Apresentei meu trabalho e tive a oportunidade de conhecer várias pessoas, aprender com projetos de outras meninas também. Uma troca de experiência inesquecível. Pudemos perceber o quanto o governo nos apoia. O meu projeto é sobre farinhas, farinhas feitas com punks. Punks são plantas alimentícias não convencionais que podemos encontrar no nosso quintal e em vários lugares, mas que não temos aquela consciência de que essa planta serve para fins alimentícios. Estou feliz por ter tido um dia tão construtivo e estou cheia de planos para o futuro”, declarou a aluna Graziela Lima, pesquisadoras de farinhas Pannc’s.