A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) estima realizar em até três meses 79 mil procedimentos cirúrgicos, exames pré-operatórios e anatomopatológicos. O objetivo, segundo o governo estadual, é zerar a fila de cirurgias eletivas que tiveram a demanda represada durante a pandemia da Covid.

O edital para o credenciamento de prestadores foi publicado na edição de sábado (12) do Diário Oficial do Estado (DOE), contemplando os 417 municípios baianos e com início imediato. O investimento, conforme a gestão estadual, é de mais de R$ 103 milhões. O montante contempla os projetos do Mutirão de Cirurgias Eletivas e as Feiras de Saúde.

De acordo com a Sesab, ao todo, serão oferecidos 36 tipos de procedimentos, como cirurgia de catarata e remoção de mioma, útero, vesícula, hérnias, dentre outros. “Nós estimamos 79 mil cirurgias no período de 90 dias. Com a queda do número de internados e dos novos casos da Covid-19, a gente pode retomar, em regime de mutirão, essas cirurgias eletivas que estavam represadas”, afirma o governador Rui Costa (PT).

A secretária da Saúde Estado, Adélia Pinheiro, explica que “terão acesso aos procedimentos as pessoas que já possuem o diagnóstico e indicação de cirurgia, bem como estão cadastradas pelo município no Sistema Lista Única”.

“Se o paciente não sabe se está cadastrado, ele deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde para realizar o cadastramento. Também é possível ser encaminhado através das Feiras de Saúde que serão realizadas em diversas localidades”, acrescenta a titular da Sesab.

Exames

As 21 Policlínicas Regionais de Saúde do Estado irão funcionar em regime especial para a realização do multirão de exames pré-operatórios, como ultrassonografia abdominal, transvaginal, mama, eletrocardiograma e radiografia de tórax.

“Já conversamos com os prefeitos que são presidentes dos consórcios de saúde e administram as policlínicas regional. A expectativa é fazer uma grande mobilização para atingir as metas propostas”, completou Rui.

DEIXE UMA MENSAGEM