Fé, devoção e gratidão guiaram os passos de milhares de baianos em direção à Colina Sagrada para homenagear o Senhor do Bonfim. 


A Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SPM/BA), marcou presença em mais um ano no cortejo e, por quase 7 km, distribuiu informativos sobre a violência contra as mulheres; um problema global que afeta milhões de mulheres em todo o mundo e o Estado da Bahia não é exceção.

A Celebração é realizada desde 1745 e, apesar de ser marcada pelo sincretismo religioso, é um espaço também para falar sobre respeito.  A Secretária de Politicas Para as Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, participou de todo o percurso iniciado na Igreja da Conceição da Praia até a Igreja do Senhor do Bonfim e destacou a importância do festejo que antecede o carnaval de Salvador.


Aproveitou também para falar sobre a mensagem que a secretaria vai levar ao carnaval este ano. “ É um momento de muita fé e devoção para o povo baiano. Nem o sol forte e nem a caminhada de quase 7 km intimidaram as mulheres baianas no cortejo em direção à Colina Sagrada para pedir paz e respeito. Entramos o ano pedindo ao Senhor do Bonfim proteção e força para não desistir de nenhuma luta. Que este ano, todas as ações sejam intensificadas e todos os nossos esforços sejam suficientes para que a Bahia saia do mapa da violência contra as mulheres. Vamos falar sobre misoginia no nosso carnaval , vamos construir um caminho educativo para que todos os baianos entendam que a misogenia, que é basicamente o ódio contra as mulheres, está presente em várias esferas da sociedade . E no carnaval não é diferente”, afirmou.


A caminhada foi ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, de autoridades e milhares de baianos e turistas.