Na última semana, a Câmara de Vereadores da cidade de Dias D’Ávila aprovou um reajuste salarial de apenas 0,46 centavos para os professores municipais. O projeto, encaminhado pelo prefeito Alberto Castro (PSDB), tem gerado revolta na categoria dos educadores, que vêm enfrentando uma série de desafios em meio à desvalorização profissional.

O impacto do reajuste insignificante é agravado pela aprovação simultânea de um projeto de lei que eleva o subsídio dos vereadores em 40%, resultando em salários que ultrapassam os 13 mil reais. Enquanto isso, os professores graduados receberam um aumento de apenas 0,46 centavos, especialistas foram contemplados com 45 reais e mestres com 105 reais.

Além da evidente desvalorização dos profissionais da educação, o prefeito Alberto Castro adiou o início das aulas em fevereiro sob a justificativa de adequação das escolas para o ano letivo. No entanto, nenhuma melhoria estrutural foi realizada nas unidades escolares, resultando na alteração do calendário escolar e impondo aos professores a necessidade de trabalhar em 10 sábados ao longo do ano de 2024.

A atitude do prefeito tem sido duramente criticada pela comunidade educacional e pela população em geral, que enxerga a situação como uma clara demonstração de incompetência e falta de priorização da educação no município. Para piorar, a lei aprovada de maneira arbitrária e vergonhosa só ficará vigente em dezembro de 2024.

Diante desse cenário, os professores e suas representações sindicais têm manifestado indignação e planejam buscar medidas para reverter a situação e garantir condições dignas de trabalho e remuneração justa para os profissionais da educação em Dias D’Ávila.

Os professores buscam chamar atenção das autoridades e órgãos de controle e fiscalização como o Ministério Público Federal, e clamam por uma auditoria nas contas do FUNDEB na cidade.

A comunidade aguarda posicionamentos concretos das autoridades locais diante dessa situação que compromete não apenas a valorização dos professores, mas também a qualidade da educação oferecida às crianças e jovens do município.