O primeiro de caso de Flurona, quando o paciente está infectado, simultaneamente, pelos vírus da gripe e covid-19, foi identificado em Sergipe por estudiosos da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A informação foi divulgada pela instituição nesta terça-feira (4). Uma moradora de Aracaju de 25 anos, biomédica, é o primeiro caso de infecção simultânea por Covid-19 e gripe Influenza.

O resultado dos exames saiu também na terça. O caso é acompanhado por pesquisadores da UFS.A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, oficialmente, ainda não foi notificada da confirmação do caso.

Segundo o professor Lysandro Borges, pesquisador e coordenador da Força Tarefa Covid-19 em Sergipe, são importantes as testagens em massa e o uso de máscaras, álcool em gel e do distanciamento social.

“É importante incrementar as testagens em massa nos municípios com RT-PCR, que consegue distinguir se a pessoa está contaminada com os dois vírus. O uso da máscara, do alcool em gel e o distanciamento social nunca foram tão importantes nesse período, no qual enfrentamos uma superlotação nos ambulatórios com pacientes com sintomas de Influenza e da covid-19”.

Ainda de acordo com o pesquisador, a síndrome gripal é uma das maiores preocupações da atualidade e é preciso incrementar a testagem nos municípios com RTPCR, que consegue distinguir com qual vírus a pessoa está contaminada. Lyssando reforçou que prevenção se dá pelo uso da máscara, álcool gel e distanciamento social.

DEIXE UMA MENSAGEM