A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) publicou, na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (1º), portaria que institui um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de apresentar sugestões de diretrizes relativos ao uso das câmeras corporais nas fardas dos policiais baianos. 

De acordo com o documento, o GT será composto por agentes das Policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica.  O Grupo será coordenado pela Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP/SSP), através de representantes indicados pela unidade. 

O Grupo de Trabalho poderá convidar representantes de órgãos e entidades, públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas, quando necessário ao cumprimento de suas finalidades. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 60 dias. 

INÍCIO DOS TESTES

Em meados de agosto, a SSP iniciou a prova de conceito das câmeras corporais com a empresa que ficou na segunda colocação na licitação para fornecimento do equipamento. A análise das câmeras é realizada pela Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), no Centro de Operações e Inteligência (COI), com apoio da Superintendência de Telecomunicaçôes (Stelecom).

De acordo com a pasta, as especificações do equipamento serão minuciosamente testadas para garantir o atendimento a todas as necessidades determinadas no edital. Em caso de aprovação do equipamento, haverá novo prazo para recurso, antes da contratação.