Os municípios de Ilhéus e Itabuna, localizados no sul da Bahia, vão ganhar o apoio do Exército e da Marinha para contar aglomerações. A solicitação foi feita pelo governador Rui Costa, e o objetivo é ajudar a evitar a disseminação do coronavírus na região. No dia 24 deste mês, Rui Costa cogitou a possibilidade de lockdown [fechamento total] nos municípios por causa do aumento acelerado dos casos da doença na região.

Em nota, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) explicou que Exército e Marinha vão orientar as pessoas em situações de aglomeração e também em atividades que não sejam permitida por decretos municipais e estaduais. A Sesab afirma também que haverá abordagens educativas para uso de máscaras.

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesab, por volta das 12h desta quinta-feira (30), Ilhéus registrou quatro mortes por Covid-19, enquanto que Itabuna contabiliza três óbitos.

Os municípios também vão ganhar barracas padronizadas para ajudar na organização das feiras.

Em conversa pela internet realizada na última terça-feira (28), o governador da Bahia disse acreditar que houve redução na taxa de contaminação nas cidades.

“Tem muita fake news no Brasil. Ilhéus e Itabuna devem estar liderando. De ontem para hoje, trouxemos para o patamar da Bahia. Hoje recebi fotografias de várias ruas e localidades. Tivemos reunião com Exército, Marinha, para colocar pessoas na rua e nos ajudar em Ilhéus e Itabuna para manter esse número, na pior das hipóteses, na média do estado. Nesses dois últimos dias, conseguimos reduzir a taxa de contaminação”.

Também na última terça-feira, o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explicou o trabalho para ampliar o número de leitos de UTI na região cacaueira.

“A região cacaueira vai ter mais de 100 leitos de UTI, entre Ilhéus e Itabuna. Hoje temos 10 leitos em UTI e vamos abrir 48 leitos no Hospital da Costa do Cacau. Em Itabuna, temos 10 leitos e vamos ter mais 30 no Hospital Luis Eduardo Magalhães, fora o Centro de Triagem de Ilhéus e Itabuna”, comentou Vilas-Boas.

Cuidado

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM