Para o líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa (AL-BA), deputado Zé Neto (PT), que está de malas prontas para a Câmara Federal, a definição de candidatura à presidência do Parlamento deve garantir estabilidade política no grupo.

Semana passada, durante ausência do governador Rui Costa (PT), que cumpria agenda oficial noexterior, o PP do vice-governador João Leão se articulou e confirmou apoio do PCdoB, PDT, PHS e PRP, elevando a tensão entre os aliados que também pleiteiam a vaga, hoje ocupada por Angelo Coronel (PSD). Os presidentes do PT Everaldo Anunciação e do PSD, senador Otto Alencar chegaram a se pronuciar de forma contrária, levando o PP e o PCdoB a rebaterem às críticas.

Estão no páreo, além do pepista Nelson Leal, o pessedista Adolfo Menezes e o petista Rosemberg Pinto. O socialista Alex Lima também ensaia lançar seu nome na disputa.

“Ainda não tem disputa nenhuma, o que se viu até agora são mais especulações e alguns movimentos naturais, como o do PP. Mas acho que nada que prejudique o processo de conversa. A Assembleia só vai decidir o caminho definitivo na reta final [fevereiro] e as movimentações são apenas preliminares. Acho que o governador está voltando e a gente tem que ter equilíbrio, maturidade, responsabilidade para levar o debate adiante. O jogo tem sido jogado até aqui com êxito e nós temos que fazer que tanto a AL-BA, como o conjunto do tabuleiro se organize de tal forma que nos garanta a estabilidade política que temos tido até aqui”, ponderou o líder da bancada em conversa com o BNews, durante visita do governador Rui Costa (PT) às obras de macrodrenagem do rio Jaguaribe, no bairro de Piatã, na capital baiana.

Liderança da bancada governista – Sobre o seu substituto no comando do grupo, trata-se, segundo ele, de uma combinação entre a confiança do governador e o bom trânsito na bancada.

“Nomes nós temos alguns, mas também não seria o momento de tratar disso, pois temos tarefas mais importantes até o final do ano como votar o orçamento do Estado. Ou seja, movimentos importantes do ponto de vista processual dentro do plenário e antecipar prejudica mais do que ajuda”, minimizou. A possibilidade de ser um integrante do PT, no entanto, não foi descartada pelo atual líder.

“Pode ser um nome do PT, de outro partido, mas prefiro não emitir opinião. Como eu disse, nós temos um tabuleiro político e temos um processo de confiança que também tem que ser combinado. Então, o melhor é esperar o momento certo. O governador já deu demonstrações claras de que é o nosso grande líder e que entende o traçado, se não, não teria tido a vitória que teve e vamos confiar a ele as linhas para que as coisas possam acontecer dentro de um roteiro que não nos tragam problemas”, concluiu.

Informações dão conta de que o nome do deputado estadual eleito Robinson Almeida (PT) está sendo ventilado, mas encontra resistência de parlamentares veteranos.

DEIXE UMA MENSAGEM