A derrota do Bahia para o São Paulo na noite da última quarta-feira (29) frustrou o torcedor do Esquadrão de Aço, que compareceu em peso na Arena Fonte Nova e viu a sua equipe se manter na zona de rebaixamento com duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Agora, o Tricolor vai jogar fora de casa, contra o América-MG, e essa partida pode acabar de vez com o sonho da permanência na elite.

Se a equipe do técnico Rogério Ceni perder para o Coelho, que já está rebaixado, Santos e Vasco não podem vencer, e o Cruzeiro não pode pontuar nas duas partidas que tem em relação ao Bahia.

Caso o Santos supere o Athletico Paranaense na Ligga Arena, a equipe do litoral paulista avança aos 46 pontos. Já o Vasco pode chegar aos 45 se conseguir a façanha de bater o Grêmio em Porto Alegre. Ao Cruzeiro, basta somar um ponto nos jogos contra Athletico (Mineirão) ou Botafogo (Nilton Santos). para chegar a 45. Com hipotéticos 41 pontos mantidos em um revés diante do América-MG, o Tricolor não teria como alcançar os rivais na última rodada.

O Tricolor luta para evitar o quinto rebaixamento da sua história quando se trata da Série A do Campeonato Brasileiro. Em outras oportunidades, o clube amargou o descenso em 1997, 2003, 2014 e 2021.

Confira a situação das últimas posições do Campeonato Brasileiro 2023: