A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que a Bahia registrou o segundo caso da variante Arcturus, da Covid-19, do Brasil, sendo o primeiro registro da cepa no estado. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a informação é de que se uma paciente do sexo feminino, de 70 anos, residente do município de Camaçari. A idosa acabou vindo a óbito no dia 14.

De acordo com informações colhidas durante a investigação do caso, os dados colhidos no prontuário hospitalar apontam que a paciente tinha histórico de comorbidades, e deu entrada na unidade hospitalar em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos (DMOS), lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal crônica. O óbito foi declarado tendo como causa básica a Covid-19.

O primeiro caso da Ômicron XBB. 1.16 da Covid 19 foi registrado em São Paulo. Nos países onde a variante já foi identificada, não foi observado o aumento da gravidade dos casos de Covid-19 que tenha se traduzido por aumento de hospitalizações e óbitos.