A forte onda de calor que atinge o Brasil deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios, de acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Todo o Sudeste e regiões do Sul, Norte e Nordeste estão com alerta laranja de “perigo”, que aponta a recorrência da temperatura 5 graus acima do habitual por até cinco dias consecutivos.

Outras 1.138 cidades estão com alerta vermelho de “grande perigo”, quando os moradores devem sentir os efeitos do calorão por mais de cinco dias seguidos. Nesse nível, sete estados devem ser atingidos, entre eles São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia. As temperaturas devem ultrapassar os 40ºC.

O país vivencia a oitava onda de calor do ano, com temperaturas que devem ultrapassar os 42ºC. O calor extremo no Centro-Oeste e no Sudeste deve favorecer tempestades muito isoladas da tarde para a noite nas duas regiões com risco de chuva intensa e vendavais, alguns com potencial destrutivo localizado, ao longo da semana.