Nesta quinta-feira (21), os moradores do bairro de Itapuã, em Salvador, vão participar da tradicional lavagem que acontece no bairro há 114 anos. A celebração, que é a última festa popular antes do carnaval, é marcada pela lavagem da escadaria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Tradição na festa há 32 anos, a Baleia Rosa inflável, de nove metros, estará na edição de hoje. Ela foi criada em 1987, em homenagem à atividade econômica de Itapuã, na época em que as pessoas pescavam as baleias encalhadas para fazer extração do óleo e da pele do animal. A baleia tem como tema: “Não à caça comercial da baleia”.

Os preparativos para a festa começaram na madrugada desta quinta, quando os moradores sairam pelo bairro em um bando anunciador, convidando a comunidade para a festa.

Em seguida, por volta das 5h45, começou a Lavagem das Nativas, responsável pela lavagem da escada. As 7h, começou a missa e depois a igreja é fechada. Logo em seguida, a comunidade servirá um café da manhã para celebrar a data.

Por volta das 12h, após cortejo, cerca de 200 baianas realizam a segunda lavagem com muita água de cheiro, perfumando e embelezando as escadarias da igreja.

A lavagem ainda contará com desfile de 30 blocos. Entre eles Charanga e Malê Debalê. A última atração deve sair às 17h15, segundo a Associação dos Moradores do bairro. A festa vai até segunda feira com presente a Iemanjá.

Nesta sexta (22), atrações locais ainda se apresentam no bairro. Já no sábado (23), o bairro terá por diversas atividades náuticas esportivas e pelo Terno de Reis, manifestação cultural histórica feita por moradores, a partir das 18h.

DEIXE UMA MENSAGEM