Nos mil dias da atual gestão do prefeito Bruno Reis (União), completados nesta quinta-feira (28), Salvador se tornou referência através do programa Morar Melhor. Mais de 10 mil casas foram reformadas gratuitamente em diversas localidades carentes.

O Morar Melhor realiza intervenções em residências precárias, a exemplos de recuperação de telhado, substituição de esquadrias, vasos sanitários, pias, piso, reboco e pintura, possibilitando aos moradores um maior conforto e salubridade nas edificações. Este ano, a Prefeitura, inclusive, aumentou o limite de investimento por casa beneficiada: o valor saiu de até R$ 7 mil para até R$ 11 mil. No total, a capital baiana já conta com mais de 42 mil imóveis reformados desde a criação do programa, em 2015.

Ainda na área de habitação, a Prefeitura entregou desde 2021 até agora mais de 2 mil moradias construídas para famílias que viviam em locais sem saneamento básico e com baixo índice de desenvolvimento. Algumas dessas unidades foram em parceria com o programa Casa Verde e Amarela (atual Minha Casa, Minha Vida).  A lista contempla, por exemplo, os residenciais Mané Dendê, em Ilha Amarela, e o Vila Solidária Mar Azul, em Tubarão. Este último conjunto, embora não tenha sido projeto concebido pela Prefeitura, teve obras retomadas pela gestão após mais de uma década de paralisação, recebendo investimentos municipais.

Além de erguer empreendimentos, a Prefeitura tem regularizado a situação de moradores cujos imóveis estão em áreas do município. Através do programa Casa Legal, mais de 2,1 mil títulos de propriedade foram concedidos, assegurando perante à legislação o direito à moradia das pessoas que mais necessitam.

Na véspera do aniversário de 474 anos de Salvador, em março passado, a Prefeitura deu início a um pacote de quatro grandes intervenções no Subúrbio Ferroviário da cidade. A região ganhará um terminal de ônibus, um mercado popular, um centro cultural e mais 710 moradias para a população carente.

A ação faz parte do maior programa de urbanização e saneamento da história da cidade: o Mané Dendê, que vai beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela.

A iniciativa teve a primeira etapa entregue em setembro do ano passado, que envolveu serviços de micro e macrodrenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de pavimentação e novas áreas de lazer em Ilha Amarela. Em maio passado, parte da segunda etapa foi concluída na região com a construção de praças equipadas com quiosques, brinquedos para a diversão da criançada e campos de futebol.

Proteger áreas onde há casas próximas a encostas é um dos principais desafios enfrentados pela administração municipal para evitar que tragédias ocorram em dias chuvosos. Desde 2021, a Prefeitura já construiu 62 contenções definitivas, seja de cortina atirantada ou de solo grampeado, dando segurança a centenas de famílias.

As contenções são estruturas de engenharia projetadas para estabilizar encostas e prevenir deslizamentos de terra, erosão ou outros tipos de instabilidades geotécnicas. Elas desempenham um papel crucial em várias áreas, principalmente devido à sua importância na mitigação de riscos e na proteção de vidas.  

Quando há viabilidade técnica, a Prefeitura também aplica outra solução para impedir que deslizamentos de terra ocorram em terrenos menos íngremes por meio das geomantas. A atual gestão já implantou 89 delas na cidade. Em uma década, a capital baiana teve 443 áreas de risco protegidas.  

A Prefeitura lançou em abril deste ano o Programa de Recuperação de Canais, que alcançará 24 trechos com a realização de serviços de macrodrenagem, urbanização e cobertura. A iniciativa dará dignidade e, sobretudo, mais saúde a famílias cujas casas estão situadas próximas a córregos.

Sete obras já estão em andamento. A mais recente foi iniciada no Canal da Fronteira, em Sete de Abril, local que terá duas praças equipadas com quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica e áreas de lazer para a comunidade.

O programa também ocorre na Comunidade Baixa da Torre, em Daniel Lisboa; no Buraco da Gia, no Acupe de Brotas; na Rua Brasil, em Praia Grande; na Rua Padre José, em Santa Cruz; na Baixa da Paracaína, em Pau da Lima; na Av. Vale das Pedrinhas.

Uma das mais extensas do Brasil, a orla marítima de Salvador se destaca pelas belezas naturais, praias para todos os gostos e pontos turísticos espalhados ao longo de 64 quilômetros. Na atual gestão, quatro trechos litorâneos (dois nas imediações do Farol de Itapuã, Stella Mares e Ipitanga) passaram por obras de requalificação promovidas pela Prefeitura, a fim de preservar a natureza existente e devolver espaços públicos ao cidadão.

Segue em andamento intervenções na orla de Pituaçu, que abrangerá 3,5 km (a maior extensão já feita na cidade) entre Boca do Rio até Piatã. A iniciativa prevê implantação de um parque linear integrado fisicamente ao Parque de Pituaçu, com diversas opções para o lazer, quiosques para comerciantes, mobiliário infantil, quadras e áreas integradas.

Também estão sendo beneficiadas a Gamboa de Baixo, Praia do Flamengo e Porto da Lenha. Salvador soma hoje 30 trechos de orla requalificados nos últimos 10 anos.

A Prefeitura tem empregado esforços para recuperação e implantação de novos espaços para fortalecimento do comércio informal de Salvador. A atual gestão inaugurou, em abril de 2022, o primeiro Food Park da cidade, na Boca do Rio, espaço que conta com 30 food trucks que comercializam os mais variados tipos de alimentos.

No bairro do Comércio, o Mercado Modelo também está sendo alvo de obras inéditas para melhorias das condições de trabalho dos vendedores e conforto da população. A primeira etapa da requalificação do local já foi concluída.

Além disso, a Prefeitura já inaugurou as novas feiras de Castelo Branco, Lobato, do Curtume, assim como os camelódromos na Rua Riachuelo, no Comércio; Calçada; Fazenda Coutos; Cajazeiras e Boca do Rio. E mais espaços serão implantados em breve. Estão com obras adiantadas os camelódromos de Mussurunga, São Cristóvão e Sussuarana.