O Bahia oficializou a contratação do técnico português Renato Paiva. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (6). O novo comandante assinou contrato com o Tricolor por dois anos. Vindo do México, ele deve desembarcar em Salvador nesta quarta-feira (7).

“Não vejo a hora de conhecer a famosa Nação Tricolor, a Arena Fonte Nova e toda a intensidade e efervescência que cercam um dos clubes com maior torcida e das mais apaixonadas do Brasil”, disse o novo treinador. “Fechei acordo com o Bahia e também estou ansioso para ver como vai funcionar essa grande parceria com o City Football Group, quando o negócio for concluído no início de 2023. Estamos todos muito entusiasmados”, completou.

Aos 52 anos, Renato Paiva foi treinador da base do Benfica por um longo período da carreira. Ele treinou a equipe B do clube português entre 2018 e 2021. Depois, ele dirigiu o Independiente del Valle, do Equador, entre 2021 e 2022, onde disputou 62 jogos, venceu 31 e conquistou o título do Campeonato Equatoriano. Ainda neste ano, ele chegou comandar o mexicano León, mas por pouco tempo. Foram 12 partidas e três triunfos, entre os meses de julho e outubro.

O elenco do Bahia vai se reapresentar na próxima segunda (12) para iniciar a pré-temporada. A agenda de 2023 conta com as disputas do Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão. O primeiro compromisso do ano está marcado para o dia 11 de janeiro, uma quarta, contra a Juazeirense, com mando de campo do Tricolor, pelo estadual.