Na Bahia, mais de 85% do eleitorado já realizou o cadastro biométrico pela Justiça Eleitoral. Por conta deste número, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ocupa a primeira colocação no país entre os de grande porte, a realizar a biometria da população. No ranking geral com todos os portes, o TRE-BA tem o segundo com maior número de eleitores cadastrados, ficando atrás apenas de São Paulo.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Bahia conta atualmente 85,14% (8,8 milhões) do eleitorado biometrizado. Em 2018, esse percentual era 65,76% (6,8 milhões). Na Bahia, existem 10,3 milhões de eleitores. Atualmente, 281 municípios do estado estão em fase de revisão biométrica.

Nas eleições municipais do ano que vem todas as cidades baianas deverão realizar a votação pela identificação biométrica. A meta é que até fevereiro de 2020 100% do eleitorado baiano seja biometrizado. Quem não realizar o recadastramento biométrico dentro desse prazo, terá o título cancelado.

O recadastramento biométrico pode ser agendado por telefone (0800 071 6505) ou Whatsapp (71-3373-7223) ou pelo site (agendamento.tre-ba.jus.br), telefone. O agendamento é válido para todo o estado. O eleitor também pode optar pelo atendimento espontâneo, sem hora marcada, comparecendo diretamente ao cartório ou posto da Justiça Eleitoral. Para realizar o cadatro biométrico, é preciso levar: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver). Para homens de 18 a 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM