As vítimas de uma explosão no garimpo de Guarantã do Norte (MT) manuseavam explosivos clandestinos no momento do incidente, de acordo com as investigações da Polícia Civil. Na ocasião, morreram a filha de empresários Daniella Trajano Dalffe, de 28 anos, e o presidente de uma cooperativa de garimpeiros, Mário Lucier Caldeira, de 49. Segundo o delegado à frente do caso eles usariam solventes para apagar códigos obrigatórios de rastreio, prática do comércio ilegal de explosivos.

No dia do acidente, outras três pessoas ficaram gravemente feridas, com lesões e queimaduras. A procedência do material foi confirmada em depoimento de outros trabalhadores que estavam no local.

Segundo o delegado Victor Hugo Caetano Freitas, Daniella, Mário e os outros colegas usavam um solvente inflamável para remover os códigos de rastreio, presentes em todo e qualquer explosivo legal. Eles são obrigatórios para rastrear a carga desde a origem até o destino final do material, que tem o uso controlado pelo Exército Brasileiro.

De acordo com Freitas, o apagamento tinha como objetivo evitar que o material fosse rastreado e pudesse ser vendido no mercado clandestino. “As cargas de dinamite não deveriam estar em Guarantã, foram movimentadas clandestinamente. O rastreio desse tipo de carga tem uma rota traçada, não pode ser desviada”, explicou.

A Polícia Civil destaca que ainda está reunindo informações e laudos técnicos para esclarecer responsáveis pelo incidente e pelo material explosivo encontrado no local. No garimpo, foram apreendidos 300 quilos de emulsão de dinamite e mais de mil metros de cordel detonante.

Explosão envolveu “duas ou três” bananas de dinamite

As investigações apontam que a explosão foi causada pelo atrito entre o solvente para apagar os códigos e o cordel de dinamite. Mas as informações só serão definitivas após emissão de laudo da Perícia Oficial do Mato Grosso.

Daniella e Mário teriam morrido por serem os mais próximos às “duas ou três bananas de dinamite” que explodiram.

DEIXE UMA MENSAGEM