O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse hoje (13) que o governo irá tentar manter a capitalização na reforma da Previdência, mesmo após a decisão contrária do Congresso. “A capitalização é o caminho da redenção, é lei áurea da Previdência para o país”, defendeu ele.

Um dos caminhos que o governo pode tomar, segundo o ministro, é a apresentação de uma emenda em plenário. Segundo Onyx, esse é o único ponto do relatório final da reforma que o governo deve investir para tentar alterar.

“Ela é a externalidade positiva de todo o processo. Todos os governos fizeram reformas. Esse governo fez uma nova Previdência. Corrigiu os erros do passado, separou Previdência e assistência, além de mandar o projeto para combater as fraudes”, explicou.

Outro ponto polêmico do relatório é que os Estados e municípios não serão parte da reforma, mas Onyx disse que o governo não pretende lutar por isso. “Estados e municípios vão ter que trabalhar. Se os Estados construírem maioria para através de emenda colocarem Estados e municípios, ótimo. Mas não é o governo com a sua base que vai construir isso”, apontou.

DEIXE UMA MENSAGEM