RenovaBR, grupo apoiado por Luciano Huck que tem o objetivo de promover renovação na política, elegeu 16 dos 120 candidatos lançados para a eleição deste ano para Assembleias Legislativas e Congresso Nacional.

Os partidos Novo (oito pessoas) e Rede (três) foram os principais na lista de vitoriosos. Também houve eleitos do PDT, do PSB, do DEM, do PPS e do PSL.

Entre eles estão o ex-ministro Marcelo Calero (do PPS, que será deputado federal pelo Rio), a cientista política Tabata Amaral (do PDT, eleita deputada federal por São Paulo) e Joênia Wapixana (da Rede, que será deputada federal por Roraima). Em Sergipe, o delegado Alessandro Vieira foi escolhido senador pela Rede.

O RenovaBR foi idealizado pelo empresário Eduardo Mufarej e ganhou a adesão de entusiastas de renovação como Huck, que se tornou o principal garoto-propaganda da iniciativa. O comunicador da TV Globo também fez doações em dinheiro a alguns dos candidatos. Destinou para Calero, por exemplo, R$ 50 mil.

Para chegar ao nome dos 16 eleitos, a entidade considerou cálculos da votação e do quociente eleitoral. O resultado oficial, no entanto, ainda não foi divulgado pela Justiça Eleitoral.

Dos 120 postulantes, pelo menos 30 tinham alto potencial de se elegerem, segundo uma tabela interna da organização.

DEIXE UMA MENSAGEM