Colégio se manifestou afirmando que repudia ação e que jovens “podem se equivocar”

Um evento em um colégio particular de Salvador teve estudantes fantasiados de integrantes da Ku Klux Klan, organização racista dos Estados Unidos. Em uma das imagens, um aluno chega a fazer um sinal que lembra a saudação ao ditador nazista Adolf Hitler. As fotos foram feitas durante uma atividade chamada de “Mico”, de alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Anchieta, na Pituba.

No Dia do Mico, os alunos escolhem o tema e quem quiser participar vai vestido de acordo com a temática. Na quarta-feira (7), a temática era “Tribos Urbanas”. A “fantasia” de dois dos alunos era a roupa da organização supremacista Ku Klux Klan, que promove a superioridade dos brancos e praticava atos contra negros nos EUA. As fotos circularam nas redes sociais, causando em sua maioria indignação – caso similar à festa “Se nada der certo”, que aconteceu no Rio Grande do Sul. “Foi horrível ver no intervalo três meninos vestidos de KKK, foi uma sensação enorme de angústia e tristeza”, escreveu uma estudante. “O pior é que os garotos estavam cheios de orgulho desfilando dentro e fora da escola com essa fantasia. Fiquei extremamente incomodada”, narrou a mãe de um aluno. Um ex-aluno pediu posicionamento forte da escola. “Queria saber se o Colégio Anchieta, do qual me bateu uma grande vergonha de ser ex-aluno, tomou alguma providência quanto aos imbecís juvenis que acharam uma boa ideia fazer apologia a KKK e ao nazismo”. Nos comentários, várias pessoas afirmaram que essa não teria sido a primeira vez que um fato do tipo aconteceu.

Nesta quinta-feira, o Anchieta divulgou comunicado repudiando a atitude. Na nota, o colégio afirma que o objetivo da atividade é “descontração” e que as fantasias usadas foram “incoerentes” com essa intenção e com a filosofia do Anchieta. “Contudo, como educadores, sabemos que no trabalho com jovens, vez por outra, eles podem se equivocar no agir e no pensar, o que requer nossa orientação como parte efetiva de intervenção no mundo adolescente, fase em constante formação”.

O texto diz ainda que o Anchiete “não comunga” com as encenações, sejam quais forem as intenções destas. “Não queremos minimizar os fatos”, segue o texto. O colégio finaliza afirmando que está mobilizado e refletindo acerca do acontecimento, “trabalhando com os alunos na viabilização de encaminhamentos” sobre o fato.

 

DEIXE UMA MENSAGEM