O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a prisão temporária de Jasiane Teixeira, apelidada de “Dona Maria” e considerada uma das maiores traficantes do estado, nesta segunda-feira (27). A criminosa foi detida na manhã da última sexta-feira (24), em São Paulo, e é investigada por sua conexão com mais de 100 mortes. A decisão foi tomada após um pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Natural de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Jasiane é acusada de liderar um extenso império criminoso na Bahia e expandir suas atividades para os estados de Minas Gerais e São Paulo, além de ter conexões com o tráfico internacional.

O mandado de prisão foi emitido pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem de Capitais. Jasiane Teixeira enfrenta quatro ações penais por tráfico de drogas e uma por homicídio.

Ela figura na lista do “baralho do crime” divulgado periodicamente pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o que, segundo os promotores do Gaeco, evidencia sua periculosidade e seu alto grau hierárquico dentro da organização criminosa que lidera, conhecida por controlar o tráfico de drogas no sudoeste baiano.

As investigações apontam para a existência de vínculos financeiros suspeitos entre Jasiane e indivíduos sem antecedentes criminais, que podem estar envolvidos na ocultação dos recursos obtidos ilegalmente, em um esquema de lavagem de capitais oriundos do tráfico e outros crimes.

Os promotores do Gaeco ressaltaram que a prisão temporária de Jasiane é crucial. Caso permaneça em liberdade, há o risco dela destruir provas e dificultar as investigações realizadas pelos órgãos competentes.