Voltada ao acolhimento de pacientes com sintomas respiratório, a prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou na manhã desta segunda-feira (3), a nova Upinha Barris – anexa à UPA Barris, localizada na Av. Vale dos Barris. O ato que marcou a abertura da operacionalização da unidade contou com a presença da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos. 

A Upinha Barris tem investimento de R$ 850 mil mensais da gestão municipal, e ofertará atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana, acolhendo pacientes adultos com sintomas respiratórios. A estrutura conta com consultórios médicos, de acolhimento e classificação de riscos, sala de coleta de exames e de testagem para a covid-19, sendo dez leitos de observação, um leito de sala vermelha, dez leitos de acomodação, e mais dez de retaguarda para caso de necessidade.

“Aqui estamos buscando dar mais conforto para as pessoas que nos procuram com síndromes respiratórias e sintomas gripais. Elas passarão por uma triagem tanto aqui como na UPA Barris e, na medida em que identificarmos a necessidade do quadro clínico, faremos os encaminhamentos aqui mesmo nesta estrutura de saúde totalmente equipada”, declarou Ana Paula Matos. Conforme a gestora, a diferença da Upinha Barris para os antigos gripários é que a unidade é mais avançada, com a disposição de maior estrutura de acomodação para o cuidado integral com a saúde. “Essa estrutura permite o internamento desses pacientes, inclusive, com sala vermelha para casos graves. Ou seja, dentro das atribuições da Saúde na Operação Chuva poderemos proporcionar o cuidado mais avançado de suporte à vida, especialmente nesse período de abril a junho quando é grande a incidência de chuvas e mudança de temperaturas o que favorece a ocorrência de casos de síndromes gripais”, acrescenta.

Ana Paula Matos pontua, ainda, a necessidade de continuidade das vacinações contra Covid-19 e gripe. “A vacinação é fundamental, e se mostrou uma ferramenta mais do que eficaz contra as doenças, reduzindo o número de casos, principalmente, os graves e óbitos relacionados aos vírus. Do ponto de vista assistencial, já nos antecipamos estrategicamente; tivemos a sensibilidade de garantir essa Upinha antevendo o inverno. Mas para evitarmos cenários de maior gravidade, complicações e sobrecarga da rede é fundamental que cada um faça a sua parte e se imunize por completo”, finalizou.