Um contingente de 21 policiais federais do Distrito Federal chegou a Salvador na noite de sexta-feira (15), por volta das 19h, como resposta a um incidente que resultou em cinco mortes, incluindo um agente da Polícia Federal (PF), no bairro de Valéria. Os agentes, pertencentes a grupos especiais da Polícia Federal, foram acompanhados pelo diretor geral substituto da corporação, Gustavo Rocha.

A assessoria da PF informou que eles desembarcaram no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e que este reforço inclui 14 policiais do Comando de Operações Táticas (COT) e sete do Comando de Aviação Operacional (COAP), que normalmente atuam em Brasília e agora se juntam à operação em Salvador.

Além do pessoal, também foram enviados um helicóptero e veículos blindados, trazidos da capital federal. Antes da chegada desse reforço, já estavam envolvidos na operação 17 policiais federais e dois veículos blindados do COT.

Após desembarcarem no aeroporto, os policiais e o diretor geral da corporação dirigiram-se ao Centro de Comando e Operação, onde está prevista uma reunião com o superintendente da PF na Bahia, o secretário de Segurança Pública do estado, Marcelo Werner, e outras autoridades. O objetivo principal da reunião é definir os próximos passos da operação.