O presidente Jair Bolsonaro está bloqueando quem o critica nas redes sociais, de acordo com informações da Human Rights WatchA organização não governamental (ONG) diz que identificou 176 contas bloqueadas, em sua maioria no Twitter, incluindo as de jornalistas, congressistas e influenciadores. Perfis de veículos de imprensa e de ONGs também estão na lista.

De acordo com a entidade, entre os perfis de influenciadores banidos estão contas com mais de 1 milhão de seguidores, e outros com apenas alguns. O número total de bloqueios, segundo a ONG, deve ser muito maior.

A Human Rights Watch disse que, por meio de pedidos de acesso à informação, solicitou o número de pessoas bloqueadas pelo presidente Bolsonaro no Twitter, Facebook e Instagram.

Em resposta à ONG, a Secretaria de Comunicação da Presidência negou a informação, argumentando que não gerencia essas contas.

“Isso impede que pessoas bloqueadas participem do debate público, viola a liberdade de expressão e as discrimina com base em suas opiniões”, afirma a Human Rights Watch.

Para a Human Rights Watch, a determinação de que contas de autoridades do governo em redes sociais são privadas não deveria depender de quem as gerencia, mas sim se são ou não usadas para compartilhar informações ou discutir assuntos de interesse público.

“O presidente Bolsonaro usa suas redes sociais como um importante meio de comunicação pública e de interação com a população”, disse Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch no Brasil.

Bolsonaro tem 6,9 milhões de seguidores no Twitter, 14 milhões no Facebook e mais de 18 milhões no Instagram.

 

DEIXE UMA MENSAGEM