O governador do estado, Rui Costa, anunciou, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta quarta-feira (20) direto do aeroporto de Salvador, a chegada de 159 novos respiradores para pacientes com coronavírus no estado.

“Temos mais 60 respiradores que chegaram em Guarulhos. A expectativa é que amanhã, ou no máximo até sexta, esses respiradore estejam aqui. Estamos empenhando com a Receita Federal pra desembaraçar esses respiradores”, disse Rui.

De acordo com o secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, os equipamentos foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul e embarcados na tarde desta quarta-feira (20) na cidade de Navegantes, em Santa Catarina.

“Esses equipamentos serão distribuídos para todas as unidades da capital e interior do estado. Os respiradores foram fabricados no Brasil e têm capacidade para ventilar todos os pacientes de coronavírus, incluindo adultos, crianças e recém-natos, e também servem para transportar pacientes de uma unidade hospitalar para outra”, explicou Vilas-Boas, em nota enviada à imprensa.

Outras duas aquisições de respiradores devem chegar ao estado nos próximos dias. Uma das compras foi feita pelo Governo do Estado e outra pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), totalizando 110 respiradores que virão da China. A outra compra foi feita com fornecedor da Inglaterra e tem previsão de chegada no início da próxima semana.

A gestão estadual também deve receber uma nova leva de 200 monitores, equipamentos utilizados em conjunto com os respiradores, até o dia 10 de junho. Na última terça-feira (19), o Estado recebeu 100 monitores que já foram distribuídos para as unidades de saúde.

Respiradores

Sem contar esses novos respiradores, a Bahia tem 3.318 ventiladores pulmonares em uso, sendo 2.681 no Sistema Único de Saúde (SUS). Este número engloba UTIs adulta, pediátrica e neonatal, além de serviços móveis de urgência do tipo avançado.

Ainda há 500 ventiladores pulmonares que estavam nos estoques da Secretaria da Saúde da Bahia reservados, inicialmente, para as unidades a serem inauguradas, como o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, e Hospital Geral Clériston 2, em Feira de Santana. Esses respiradores foram distribuídos na rede hospitalar e Unidades de Pronto Atendimento dedicadas ao coronavírus. Outros 254 equipamentos que estavam com defeito foram consertados

DEIXE UMA MENSAGEM