Workshops ocorrem nas manhãs dos dias 3, 10 e 17 de junho, aos sábados.

Caixa Cultural em Salvador (Foto: Tatiana Azeviche)Caixa Cultural em Salvador (Foto: Tatiana Azeviche)

 

A Caixa Cultural de Salvador oferece as oficinas gratuitas “Workshops de Forró e Interpretação musical”, que serão ministradas pelo facilitador João Carvalho. Os workshops ocorrem nos dias 3, 10 e 17 de junho (sábados), das 09h30 às 12h30. São 20 vagas disponíveis.

As oficinas trazem abordagem teórica e prática em três módulos, sendo que o primeiro apresenta a postura corporal e as figuras de movimentação básicas aplicadas no forró, juntamente com uma introdução à percepção rítmica.

Em seu segundo módulo, apresenta as movimentações básicas com giro aplicadas no forró, aprimorando a fluência dos movimentos estimulando as noções de ritmo e espaço aplicadas à dança.

Por fim, em seu terceiro módulo, o de interpretação musical, propõe o aprimoramento ritmico e a harmonização das sequencias de movimento aplicadas à dança. O objetivo é apurar e harmonizar a fluência dos passos estimulando e noção de ritmo e sequencias aplicadas a dança.

Durante o mês de junho, a Caixa Cultural Salvador promove outras oficinas gratuitas voltadas para o público interessado em aprender técnicas de dramaturgia e arte circense.

Nos dias 7, 8 e 9 de junho (de quinta a sexta), das 14h às 18h, será promovido o workshop “Dramaturgia – leitura, análise e criação teatral”, indicado para maiores de 16 anos. Os participantes aprenderão noções básicas de direção a partir de exercícios práticos e explanação teórica sobre arquitetura da escrita teatral, partindo da leitura de cenas-modelo seguida de discussão. Com a oficina pretende-se estimular tanto a leitura quanto a escrita do texto teatral. O facilitador Gordo Neto busca demonstrar a importância da interpretação do ator aliada ao entendimento claro do texto. São 20 vagas disponíveis.

Por fim, na oficina Familia Circense, acontece uma vivência acrobática, onde crianças e seus responsáveis experimentam brincadeiras e exercícios corporais em duplas e grupos, ligados ao universo circense a partir de um encontro divertido, onde a família dividem sentidos e sensações menos explorados no dia a dia, criando um espaço criativo de descobertas coletiva das artes circenses. Com Luana Tamaoki Serrat como facilitadora, em duas turmas, das 09h30 às 11h00 (adulto + criança de 3 a 7 anos) e das 11h às 12h30 (adulto + criança de 8 a 12 anos). 6 duplas por turma.

As inscrições estarão disponíveis em todo sábado que antecede o início de cada curso: dias 3 e 10 para os workshops de forró e também no dia 3 para os cursos de dramaturgia. Já as inscrições para a oficina Família Circense estarão disponíveis no dia de cada curso. Os interessados devem comparecer à recepção da CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos.

Fonte: G1

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM