O órgão também sugere que, durante as cerimônias, seja mantida a distância mínima de dois metros entre os presentes. O velório ocorre, obrigatoriamente, com o caixão fechado durante todo o tempo.

A Semop afirma que as mudanças fazem das estratégias municipais para combate à disseminação do novo coronavírus. Em caso de óbitos confirmados por coronavírus, não há velório, já que a urna sai do carro da funerária direto para a sepultura.

De acordo com a Semop, Salvador tem, nos últimos anos, uma média de treze sepultamentos por dia nos dez cemitérios públicos da capital. As unidades estão localizadas nos bairros de Brotas, Itapuã, Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe, e quatro deles localizados nas ilhas de Bom Jesus, Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora.

Outras medidas

A Semop afirma que, até o fim de maio, vai entregar 480 novas gavetas no cemitério de Plataforma e mais 120 gavetas na unidade de Paripe e que, com estes novos espaços, serão 1.060 novas vagas adquiridas no primeiro semestre deste ano. O órgão acrescenta que a quantidade de vagas disponíveis nos cemitérios varia diariamente, já que depende da quantidade de exumações que acontecem a cada três anos e meio.

No dia 17 de abril, o prefeito ACM Neto anunciou que licenciou uma nova área para cemitério na cidade. Ainda não foi divulgado o local ou se ele, de fato, vai ser usado.

Quanto à limpeza dos cemitérios públicos, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) garante que realiza, uma vez por semana, a higienização completa com hipoclorito de sódio das estruturas físicas de todos os cemitérios municipais. A Limpurb também afirma que houve a distribuição de 39 equipamentos de proteção individual (EPIs) para servidores da área administrativa e coveiros e que os funcionários trabalham em regime de escala e em número reduzido.

Durante a quarentena, os cemitérios públicos de Salvador ficam abertos ao público somente durante os horários dos agendamentos e sepultamentos – das 8h às 16h, ou o até o último funeral. Os agendamentos podem ser feitos através dos telefones (71) 3322-1037, 3266-2194 ou 3202-5472.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM