Diante da redução na taxa de contaminação de Covid-19 na Bahia, o Governo do Estado autorizou a retomada das aulas presenciais nas instituições públicas e privadas de Ensino Superior a partir do dia 3 de novembro.

 

A decisão será publicada nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial. A medida revoga o decreto n° 19.586, que suspendia as atividades letivas como forma de impedir a disseminação do novo coronavírus.

 

Cada instituição deverá determinar o calendário de retorno às aulas, quando estiverem prontas para cumprirem os protocolos sanitários determinados, atendendo a infraestrutura e capacidade.

 

As normas preveem a higienização de salas, cadeiras, maçanetas, banheiros, estacionamento e demais espaços. Também é recomendado o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, inclusive das cadeiras dentro das salas de aula, que devem ter no ocupação máxima de 50%.

 

As faculdades e universidades também devem se adaptar a um horário de início e fim das aulas escalonado, para evitar aglomeração.

 

Os protocolos também normatizam à utilização de banheiros e de bebedouros coletivos; ao funcionamento de lanchonete e restaurantes, dos laboratórios de aulas práticas, dos núcleos de práticas jurídicas, da clínica escola e da academia escola; dos procedimentos em estágios obrigatórios; e ao uso de bibliotecas, quadras, piscinas, área de convivência e ambientes de atividades pedagógicas (auditório, laboratórios de informática, sala de estudo individual e em grupo). Também tratam da realização de eventos; do atendimento ao público externo e até mesmo quanto à realização de serviços em salas de aula.

DEIXE UMA MENSAGEM