A sirene de alerta dos bairros de Sete de Abril e na Baixa do Cacau, em São Caetano, bairros de Salvador, foi acionada neste domingo (26), para alertar aos moradores da região sobre a possibilidade de deslizamento nos locais durante as chuvas que atingem a capital baiana dese a madrugada.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), há um grande acumulado de chuva e a previsão é de mais chuvas fracas a moderadas para as próximas horas.

Por isso, a necessidade do alerta. Primeiro, os moradores ouviram som da sirene e depois a mensagem explicando o motivo. “Há risco de deslizamentos nessa área. Moradores, dirijam-se para locais seguros e pontos de apoios”.

Conforme Sosthenes Macedo, diretor-geral da Defesa Civil, só nesta manhã foram registrados 30mm de chuva em Salvador.

“Na última hora, já tivemos cerca de 30 milímetros [de chuva] em vários pontos da capital. Motivo esse, que peço muita atenção para que, a partir de uma falsa sensação, em um sábado com o tempo um pouco melhor, não nos remeta ao risco.”, disse em um vídeo divulgado para a imprensa.

Por isso, ele pede para que as pessoas tomem cuidado e, se necessário, acionem a Codesal pelo 199.

“O solo ainda está encharcado. Motivo que há a possibilidade de escorregamento de terra, deslizamentos. Na perspectiva de qualquer escorregamento, fissura ou rachaduras em suas casas, por favor contatar a Codesal através do número 199”, alertou.

Até as 13h35, a Codesal já tinha recebido mais de 20 registros de deslizamentos de terra em vários pontos da cidade: Cabula/ Tancredo Neves (6), Cajazeiras (6), Valéria (3), centro/Brotas (2), Subúrbio/Ilhas (2), Itapuã/Ipitanga (1).

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital baiana deverá ter o tempo marcado com pancadas de chuva ao longo deste domingo. A temperatura minima será de 21ºC. Já á máxima alcança os 28º C

Na segunda-feira (27), o tempo não será diferente, incluindo as mesmas temperaturas previstas para este domingo.

Outros casos

Na sexta-feira (24), a sirene tocou na comunidade conhecida como Moscou, no bairro de Castelo Branco, por causa das fortes chuvas que atingiram a capital baiana.

Na quinta-feira (23), a prefeitura já tinha acionado outra sirene, a do bairro do Bom Juá. Moradores da região se dividiram em casas de familiares e uma escola municipal do bairro, onde estão acolhidos até que possam retornar para suas casas

DEIXE UMA MENSAGEM