A Bahia processará até mil testes de coronavírus por dia no Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Nesta sexta-feira (24), foi inaugurada uma nova ala da unidade, cujo investimento foi superior a R$ 2 milhões. Antes dessa ampliação, 400 exames eram processados diariamente no local.

De acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o investimento em obras e equipamentos “tornou o Lacen o maior laboratório do país em capacidade de realização de exames da Covid-19, e foi idealizado de forma preventiva para o estado, ainda em janeiro, quando a China divulgou o início da pandemia mundial”. A unidade está localizada no Horto Florestal, em Salvador.

Vilas-Boas explicou que essa etapa de diagnóstico compreendeu a construção do prédio, a ampliação do laboratório de biologia molecular, a aquisição de novos equipamentos e a contratação de insumos. “Isso alçou o Lacen da Bahia ao principal laboratório público estadual do Brasil na capacidade de realizar exames para coronavírus”, comemorou o secretário.

A diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, destacou que a nova ala comporta, além do setor de biologia molecular (que realiza exames de coronavírus, HIV, hepatites e outras doenças), um laboratório de vigilância sanitária “que faz análises químicas de água, de alimentos, produtos de limpeza, entre outros produtos”.

DEIXE UMA MENSAGEM