A Universidade Federal da Bahia (Ufba) informou, em nota, que tomou conhecimento nesta terça-feira (1º) da liberação de 15% de seu crédito orçamentário anual, é metade do valor que havia sido bloqueado em abril pelo governo federal, depois do anúncio de descontigenciamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (30).

Assim, segundo a universidade, seguem indisponíveis cerca de R$ 24 milhões, correspondentes a 15% do valor previsto para o orçamento para este ano.

“Importante, porém não suficiente, dada a defasagem orçamentária acumulada nos últimos anos, esse desbloqueio é um gesto de reconhecimento, por parte do ministério, de que as universidades não poderiam suportar mais tempo sem liberação do crédito bloqueado”, diz a nota.

Ainda segundo o comunicado, a instituição segue na expectativa de receber o valor integral que havia sido bloqueado, em cumprimento à Lei Orçamentária, o que permitirá a Ufba executar seu planejamento para este ano.

Com a redução do orçamento, a Ufba vem encontrando dificuldades para conseguir manter as contas em dia. Desde abril, houve paralisação dos vigilantes, os funcionários da limpeza entraram em aviso prévio e as bibliotecas passaram a fechar nos finais de semana.

DEIXE UMA MENSAGEM