A 7ª Vara Federal Criminal na cidade de São Paulo rejeitou na última segunda-feira (16) a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu irmão, José Ferreira da Silva, conhecido por Frei Chico. Os dois tinham sido acusados de corrupção passiva pelo recebimento de supostas “mesadas” da Odebrecht que totalizariam mais de R$ 1 milhão.

O juiz federal Ali Mazloum considerou que a denúncia não possuía todos os elementos legais exigidos para a configuração do delito. “Não se tem elementos probatórios de que Lula sabia da continuidade dos pagamentos a Frei Chico sem a contrapartida de serviços, muito menos que tais pagamentos se davam em razão de sua nova [recente] função [a presidência da República, a partir de 2003]”, acrescentou.

A Justiça ainda rejeitou denúncia contra outros três executivos da Odebrecht, por um suposto envolvimento na prática de corrupção ativa: Emílio e Marcelo Odebrecht, donos da empreiteira Odebrecht, e Alexandrino de Salles Ramos Alencar, ex-diretor da empresa.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM