Os testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios apontaram que a água utilizada pela população de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Mucugê, na Chapada Diamantina, Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, está contaminada com 27 agrotóxicos. As quatro cidades aparecem no topo de uma lista que contém 271 cidades baianas.

A publicação foi divulgada pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. De acordo com o dados revelados pelo estudo, foram detectados 27 pesticidas em 1.396 municípios espalhados por todo país.

Salvador também está presente na lista divulgada pela Sisagua. Segundo os dados, foram encontrados 16 agrotóxicos, sendo oito associados a doenças crônicas, como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos; e três agrotóxicos acima do limite de segurança estipulado pelo país e 13 acima do limite definido pela União Europeia.

Entretanto, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) afirmou que os exames realizados semestralmente entre 2014 2018 apontam para a inexistência de substâncias agrotóxicas.

DEIXE UMA MENSAGEM