Senhor Presidente Estadual, Venho, na qualidade de Presidente Municipal do Partido Republicanos em São Francisco do Conde, comunicar um fato gravíssimo ocorrido na sessão ordinária desta terça-feira, 11 de novembro de 2025, na Câmara Municipal.

A vereadora Lígia Costa Rosa, filiada ao nosso partido, apresentou um requerimento de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades e omissões na Secretaria Municipal de Saúde, especialmente quanto à falta de transparência sobre o estoque de medicamentos, após diversas solicitações não atendidas pelo Poder Executivo. Ressalte-se que o Executivo chegou, inclusive, a tentar arguir a inconstitucionalidade de uma lei já regularmente aprovada pela Câmara.

Pouco antes de iniciar seu pronunciamento em plenário, a vereadora recebeu em seu celular uma mensagem com ameaça de morte. Sem ter visualizado o conteúdo, ela subiu à tribuna e fez uso da palavra para defender o requerimento. Durante sua fala, nova mensagem foi enviada ao noivo da parlamentar, contendo fotografia do casal e ameaças explícitas, afirmando que ambos morreriam caso ela não “se calasse”, com menção a uma facção criminosa.

O episódio configura um grave caso de violência política e intimidação a uma representante legítima do nosso partido, que tem pautado sua atuação na defesa da transparência, da moralidade administrativa e do direito da população à informação.

As medidas legais e de segurança já foram adotadas, com registro de ocorrência e encaminhamento às autoridades competentes para investigação.

Encaminho este relato à Executiva Estadual do Republicanos para ciência e acompanhamento, confiando que o partido, coerente com seus princípios de justiça, ética e defesa da democracia, não deixará de manifestar solidariedade e repúdio diante de tamanha afronta.

confira o vídeo no link abaixo ⬇️

https://www.instagram.com/reel/DQ67D7_EbiZ/?igsh=dHU5YjV5b3QxNWE=

Atenciosamente

Renato Costa Rosa
Presidente Municipal do Republicanos
São Francisco do Conde – BA