Salvador amanheceu com vinte e nove pacientes diagnosticados com Covid-19 ou gripe regulados, ou a serem regulados, na manhã desta quinta-feira (16).

Os dados dizem respeito à situação no município até as 6h desta manhã.Em entrevista ao BNews, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT) destaca que a maioria destes casos diz respeito a pacientes com influenza H3N2. Na última quarta-feira (16), a capital baiana registrava, ao todo, 109 notificação de casos da doença.

Desse total, 106 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.Nesta semana,Prates já havia afirmado que Salvador está passando por um surto de gripe.O titular da pasta também tem alertado a população sobre a necessidade de redobrar os cuidados para evitar contaminações, e sobre a alta na procura pelos postos de saúde. “Os especialistas consideram nível de epidemia quando você passa de 50 casos notificados em 24 horas. Estamos em 38. Se você pegar uma média de seis, são 44 amanhã.

A gente chega [no nível de epidemia] no sábado. Mas vamos imaginar que ocorra uma desaceleração, a minha conta é que ou a gente dá uma desacelerada grande ou até segunda a gente chega ao nível de epidemia”, estimou.O secretário também alerta que o sistema de saúde não comporta uma aceleração de casos maior que a atualmente verificada. “Eu nunca amanheci com 36 pacientes não-coronavírus a regular. Eu tenho 46 pacientes nesse momento – com AVC, infarto, câncer agravado – à regular”, acrescentou. Entre hoje e amanhã, o município deve anunciar uma série de ações para evitar que o atual cenário possa levar o município a um colapso no sistema de Saúde.

Contudo, Prates salienta que “sempre há riscos”, pois ampliações das estruturas de atendimento têm limites.”Digamos que vamos entrar na fase amarela, que é a de esticar o sistema de Saúde. Eu tô correndo para abrir o gripário do Pau Miúdo até sábado (18)”, contou. Prates também destaca que muitas das contaminações por H3N2 têm ocorrido dentro de casa, com famílias inteiras sendo acometidas pelo vírus.”Temos uma nova etiqueta social.

A pessoa que estiver gripada precisa usar máscara até dentro de casa para não contaminar seus parentes”, orientou. O surto de gripe acontece em um cenário de relativa tranquilidade quanto ao cenário epidemiológico da Covid-19.Também na última quarta, Salvador registrou dois novos óbitos pela doença transmitida pelo Sars-Cov-2 segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).O município acumula 8.092 mortes em razão da Covid-19 desde o início da pandemia.

Em virtude dos sucessivos ataques sofridos pelo banco de dados do Ministério da Saúde, o boletim epidemiológico da pasta vem sendo divulgado com informações limitadas.

DEIXE UMA MENSAGEM