Camaçari deve começar a vacinação contra a dengue na próxima terça-feira (20), em todas as salas de vacina disponíveis nos postos de saúde da cidade. Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade (Sesau) informa ter recebido autorização da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para retirar os imunizantes na segunda-feira (19). De acordo com informe do Ministério da Saúde, a previsão é de que Camaçari receba 8.956 doses para vacinar crianças de 10 a 14 anos. 

O esquema de vacinação organizado pela Sesau iniciará a imunização em crianças de 10 a 11 anos, seguindo orientação do MS para este primeiro momento. Ainda, segundo a pasta, conforme haja oferta de doses disponíveis ampliará, de forma gradativa, a faixa etária até os 14 anos.

CASOS

Em 2023, a Vigilância Epidemiológica do município notificou 1.536 casos de dengue. Destes, 801 foram descartados (52,2%), 663 confirmados (43,2%), e 72 (4,6%) estão aguardando resultado dos exames laboratoriais, conclusão das investigações ou outras informações relacionadas.

Já de 1º de janeiro a 16 de fevereiro deste ano, a Sesau recebeu 71 casos prováveis de dengue, 31 de Chikungunya e 3 de Zika Vírus. De acordo com a pasta, os números podem ser maiores, uma vez que muitas pessoas com suspeita da doença não procuram as unidades de saúde. E ainda há as situações onde os casos não são notificados aos Distritos Sanitários ou à Vigilância Epidemiológica.