Fundadora do grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato morreu aos 97 anos na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca, interior de São Paulo. Ela é tia da empresária Luiza Helena Trajano que assumiu a sucessão dos negócios.

Luiza Trajano Donato faleceu em casa por causas naturais. O velório está marcado para acontecer às 10h e o enterro previsto para 16h.Todas as lojas da Magazine Luiza em Franca permanecerão fechadas nesta segunda em luto pela morte da empresária.

Luiza Trajano Donato nasceu em 1926 na cidade de Cristais Paulistas, interior de São Paulo. Criada por uma família de comerciantes, ela foi uma vendedora muito popular em Franca. Em 1957, ela e o marido Pelegrino José Donato investiram suas economias de anos de trabalho no varejo para montar o próprio negócio criando a loja de presentes “A Cristaleira”, no Centro de Franca, que logo depois foi rebatizada como Magazine Luiza. Também chamada de Tia Luiza, ela não tinha filhos e, no início da década de 1990, escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir a empresa, alavancando o grupo para todo o país e se tornando uma das maiores redes varejistas do Brasil.