Com o empate conquistado diante do Vila Nova, o Vitória pode ter o acesso à elite do futebol brasileiro confirmado nesta terça-feira (7). O Leão torce para que o Criciúma, 6º colocado com 57 pontos, não vença o ABC no Heriberto Hulse, em partida que começa às 21h30, válida pela 35ª rodada da Série B do Brasileirão.

CENÁRIO 1 – DERROTA DO CRICIÚMA

Neste momento, o Leão é o líder da Série B com 66 pontos. São nove a mais que o Novorizontino, quinto colocado. Ao fim da rodada, restarão exatamente nove pontos em disputa. No entanto, em virtude dos confrontos diretos entre as equipes que lutam pelo acesso, seria impossível que quatro clubes ultrapassassem o Rubro-Negro até o fim da Série B. 

Sport e Atlético-GO se enfrentarão na 36ª rodada. Criciúma e Novorizontino se enfrentarão na 38ª. 

Portanto, caso o Tigre saia de campo derrotado pelo ABC, a tabela permanecerá idêntica na parte de cima, o que garante ao Rubro-Negro baiano a subida de Divisão. 

CENÁRIO 2 – EMPATE DO CRICIÚMA

Um empate nesta terça levaria o Tricolor Predestinado a 58 pontos, oito a menos que o Vitória. Com isso, o clube catarinense até poderia ultrapassar o Leão em número de pontos até o fim da Série B.

Porém, mais uma vez em razão dos confrontos diretos, seria impossível que outros três clubes conseguissem o mesmo feito. Entre Tigre e Novorizontino, apenas um poderia superar o Leão. Entre Sport e Atlético-GO, idem. 

CENÁRIO 3 – VITÓRIA DO CRICIÚMA

Uma vitória do Criciúma sobre o ABC impediria o torcedor rubro-negro de comemorar nesta terça-feira. O Tigre chegaria a 60 pontos. Neste caso, independentemente dos confrontos diretos, quatro clubes ainda teriam chances de ultrapassar o Leão até o fim da Série B: Atlético-GO ou Sport, Juventude, Criciúma e Novorizontino. 

Apesar do confronto direto entre Tigre e Aurinegro na última rodada, os dois poderiam chegar juntos a 66 pontos e ultrapassar o Rubro-Negro baiano, pois teriam o mesmo número de vitórias. Para isso, ainda precisariam tirar a vantagem do Vitória no saldo de gols. 

Vale lembrar que o ABC, adversário do Criciúma, já está matematicamente rebaixado à Série C. Com 21 pontos, o Alvinegro Potiguar ocupa a lanterna da tabela de classificação.