O ex-atacante e ídolo do Bahia, Jose Robson do Nascimento, o “Robgol”, foi condenado por participação em  articulação que incluía dados cadastrais de supostos servidores e estagiários na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Além de Robgol, outros 13 servidores  da Assembleia Legislativa do Estado do Pará também foram punidos.

De acordo com a ação, os salários dos funcionários “fantasmas” eram divididos entre os integrantes do esquema. À época dos fatos, Robgol era deputado estadual e estava envolvido no esquema. A decisão é do juiz  de Direito Lauro Fontes Junior, da 11ª Vara Criminal de Belém, ao reconhecer a acusação do Ministério Público que identificou na ação criminal esquema de funcionários “fantasmas” no Legislativo paraense.

“Em verdade, seria a partir dessa fonte de dados que enxertos inverídicos eram feitos à folha de pagamentos da ALEPA, permitindo-se a extração de grande soma de dinheiro ilegalmente. Organizados e dividindo tarefas, cabia ao servidor Sérgio Duboc, enquanto Diretor da ALEPA, manter a interface com a instituição financeira, de tal sorte que essas remunerações indevidas pudessem ser sacadas”, sentencia o juiz.

Aos réus foram atribuídas as  condutas de crime de associação criminosa, peculato, estelionato, corrupção passiva.

O ex-deputado estadual José Robson do Nascimento (“RobGol”) foi condenado a  19 anos e 08 meses de reclusão, além de 2.985 salários-mínimos multa; mais 15 anos e 10 meses de reclusão, além de 2830 salários-mínimos a título de multa pelo crime do artigo 1º da Lei 9613/18. Unificando as sanções, deverá o acusado cumprir sua pena inicialmente em regime fechado, perfazendo o total de 35 anos e 06 meses reclusão, além de pagar, a título de multa, o correspondente a 5.815 salários-mínimos. Cabe recurso para decisão.