Na Bahia, somente em 2023, 63.562 pessoas já foram atendidas em três programas distintos da Estratégia Odontomóvel – Saúde Bucal Itinerante, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Os dados foram divulgados pela própria pasta nesta quarta-feira (17). “A saúde bucal é tratada como fundamental na Bahia antes mesmo do projeto de lei sancionado pelo presidente Lula. Por isso, fazemos questão de ampliar cada vez mais o atendimento odontológico à população de forma ampla e indo onde os baianos estão”, afirma a secretária da Saúde, Roberta Santana.

Nos sete municípios que já receberam a Feira Saúde Mais Perto, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos odontológicos.  Nos eventos, é realizado o tratamento bucal completo daqueles que procuram o serviço oferecido pela Sesab. 

Além disso, de acordo com a Sesab, os programas Odontomóvel – na Escola 2022 (finalizado em fevereiro deste ano) e Saúde Mais Perto Odontomóvel – na Escola, em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), trataram 14.303 e 31.445 pessoas, respectivamente.

Na Feira Saúde Mais Perto, o Odontomóvel está presente para atendimento à comunidade, por demanda espontânea, com a previsão de seis dias de atendimento e em média 400 pessoas /dia. 

Já o Saúde Mais Perto Odontomóvel – na Escola tem como público alvo os alunos da Rede Estadual de Ensino, com o apoio das escolas para a organização da logística de atendimento e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Atualmente, a ação está em curso com seis rotas de atendimento no estado.

Os serviços de saúde bucal são realizados em nove odontomóveis, com cinco, sete ou dez consultórios odontológicos equipados. Dentistas e outros profissionais de apoio ao atendimento atuam na realização de procedimentos de restauração, cirurgias de baixa complexidade, tratamento de canal, aplicação de flúor, exame radiológico e tratamento de doenças da gengiva, entre outros.