A Prefeitura de Salvador vai adquirir mais 50 mil tablets para serem distribuídos aos alunos que vão entrar na rede municipal a partir de 2024 e mais 1,2 mil chromebooks, que serão colocados à disposição dos gestores e professores em 318 unidades de ensino.

A autorização das compras foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta quarta-feira (13), em evento que reuniu centenas de educadores no Hotel Fiesta. Além disso, o secretário de Educação (Smed) do município, Thiago Dantas afirmou que a Prefeitura vai adquirir 931 computadores a fim de equipar 62 laboratórios de informáticas que foram mapeados pela pasta em unidades de ensino da capital baiana. De acordo com o gestor, as estruturas já existem, porém precisam dessa atualização de equipamentos para funcionarem melhor.


O prefeito Bruno Reis destacou que a aquisição de novos tablets e chromebooks fazem parte do esforço da gestão para desenvolver a educação digital no município. “Através das plataformas Tech4Kids e do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), elas têm acesso a conteúdos de letramento digital, inclusive de produção de games, pelas quais as crianças podem, de forma criativa e lúdica, aprender. Além disso, todo esse investimento em tecnologia vem para ajudar na recomposição de aulas e nas perdas de aprendizagem que nós, infelizmente, tivemos durante a pandemia”, disse.


No evento desta quarta-feira (13), foi lançada a campanha “Letramento Digital na Sala de Aula: Trilha para o Futuro!”, que tem como objetivo incentivar o empenho de educadores na inclusão digital nas escolas. Os vencedores da 1ª fase receberão entradas para um show exclusivo de Carlinhos Brown no Wet’n Wild, no dia 8 de dezembro. Na 2ª fase, os prêmios são 30 viagens para a cidade de São Paulo, onde terão um congresso de Educação e Tecnologia, e 10 viagens para Lisboa, onde conhecerão escolas e terão turismo cultural.

“Com esse pacote, nós estamos garantindo o acesso das crianças a esse mundo digital. O que deveria ser futuro, na verdade, é a exigência do presente. O nosso primeiro e principal desafio na educação é garantir a alfabetização das crianças, para que elas possam ler e escrever. O segundo grande desafio é fazer esse letramento digital, fazendo com que elas sejam inseridas nesse mundo para, aí sim, estejam conectadas a tudo o que está ocorrendo no mundo globalizado, competitivo e de alta tecnologia”, afirmou Bruno Reis.

De acordo com a prefeitura de Salvador, os novos equipamentos vão se somar aos 106 mil tablets já distribuídos em 2022 pela gestão municipal a alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais, assim como aos 8 mil chromebooks entregues a professores e educadores em geral.

Todos os equipamentos foram entregues com chips de conexão com a internet. Porém, além disso, a gestão municipal está instalando a Infovia da Cidade Inteligente, que vai conectar até o final deste ano todas as unidades de ensino da capital baiana a internet com até 1 GB de velocidade.

Sobre o autor

Matérias relacionadas