A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou nesta sexta-feira (18) que três localidades de Salvador vão receber novas linhas de ônibus. As novas linhas serão para Sussuarana, Colinas de Pituaçu e Residencial Marazul, em Tubarão.
Em Sussuarana, desde a última quarta, já possui a linha 1231-02 – Sussuarana x CAB (4ª Avenida) e tem o objetivo de dar um atendimento à região do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e à estação de metrô Pituaçu. Segundo a Semob, ela foi criada depois que a equipe de planejamento do órgão notou uma demanda alta saindo do bairro para esta região e também o metrô nos horários de pico pela manhã.

A linha estará em fase de testes até o dia 11 de setembro, período em que será avaliada a operação e a demanda de usuários neste trecho. Até lá, ela funcionará apenas de segunda a sexta-feira, das 5h às 11h10, com intervalos que variam de 25 a 40 minutos.


Colinas de Periperi

Já em Colinas de Periperi, a partir da próxima segunda-feira (21), serão criadas três linhas com horários específicos para atender a região durante o pico da tarde. As linhas 1633-07 – Mirantes de Periperi x Ondina, 1637-07 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Rodoviária e 1649-04 – Mirantes de Periperi x Estação Cidadela BRT darão atendimento à região apenas na volta ao bairro. A 1633-07 dará este atendimento às 18h40; a 1637-07 terá dois horários, às 16h39 e 19h05, assim como a 1649-04, às 18h44 e 19h13.

A iniciativa tem como objetivo dar mais atendimento à região durante a alta demanda nos horários de volta para casa. Não haverá mudanças no itinerário de ida das três linhas. Já na volta, o itinerário permanece o mesmo até o acesso à região de Colinas de Periperi e, em seguida, retomam seu itinerário regular até o final de linha.

Residencial Marazul
O condomínio residencial localizado no bairro de Tubarão foi entregue recentemente e os moradores estavam solicitando atendimento de transporte no local. Com isso, a partir deste sábado (19), a linha 1603 – Base Naval/São Tomé/Paripe x Hospital do Subúrbio dará atendimento ao condomínio. Saindo da Base Naval, a linha passará pela Rua Doutor Eduardo Dotto, acessa o Residencial Marazul e a Rua Iriguaçu, e então segue seu itinerário normal. A linha terá primeiro horário às 5h40 e o último às 21h.