O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou mais uma exoneração nesta quarta-feira (11). Desta vez o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz, deixou o posto, que será assumido por Daniel Meirelles Fernandes Pereira, que ocupava o cargo de assessor especial na pasta.

Rodrigo Cruz ocupava o cargo, por indicação do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, desde março de 2021. Ele foi responsável por operações como a importação de máscaras da China. Servidor público da carreira de Analista de Infraestrutura e é mestre e doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília (UnB).

O novo secretário é graduado em direito e é especialista em regulação de saúde suplementar. Daniel Pereira também foi diretor-adjunto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e chegou a ser indicado por Bolsonaro e aprovado no Senado para assumir uma vaga de diretoria na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril deste ano. Na ocasião, a Associação de Servidores da Anvisa (Univisa) emitiu nota contra a indicação de Pereira.

Além da Saúde, Bolsonaro também fez mudanças no Ministério de Minas e Energia, trocando Bento Costa Lima Leite de Albuquerque por Adolfo Sachsida na titularidade da pasta. A mudança acontece depois de recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM