O prefeito Bruno Reis alertou, na manhã desta segunda-feira (15), que a deflagração de uma greve dos rodoviários pode trazer consequências trágicas para o transporte público de Salvador. Além do transtorno para a população, o gestor citou também a possibilidade de não pagamento de salários e até mesmo de falência das empresas que prestam o serviço na capital.

“As empresas que atuam em salvador estão em grave dificuldades financeiras, e uma greve pode acarretar, por exemplo, de não ter dinheiro para pagar o salário no final do mês. Quando a empresa deixa de rodar um, dois dias, isso tem impacto no seu faturamento. Nós temos duas bacias em Salvador e deve entrar em média de receita no sistema algo em torno de R$ 1 milhão por dia”, projetou Bruno Reis. “A prefeitura está mediando e trabalhando para que não possa ocorrer a greve, que pode trazer consequências trágicas, inclusive representado na falência de consórcios que compõem o sistema”, acrescentou.

Na última quinta-feira (11), o Sindicato dos Rodoviários aprovou o estado de greve após assembleia geral da categoria realizada na Estação da Lapa. Agora, a categoria pode realizar a paralisação geral dos ônibus do transporte público de Salvador a partir desta segunda-feira (15), após o prazo de 72 horas da deliberação.

SUBSÍDIO

Na ocasião, Bruno Reis também informou que uma reunião pela tarde em Brasília pode definir os últimos ajustes sobre o projeto de subsídio ao transporte público. Segundo o gestor, a expectativa é de que a proposta seja aprovada pelo Governo Federal ainda hoje e depois encaminhada para a análise do parlamento.

“Estou indo daqui a pouco para Brasília com diversos outros prefeitos, onde o ministro das Cidades [Jader Filho] vai apresentar oficialmente esta proposta, que eu tive a oportunidade de contribuir e dar sugestões. Espero que hoje, nós, prefeitos, possamos aprovar essa proposta. Imagino que o Governo Federal vai encaminhar a proposta para o Congresso para viabilizar os recursos para apoiar o transporte público. Espero que a partir de amanhã eu posso trazer informações para vocês da imprensa de como vai funcionar o subsídio e qual a ideia do governo federal”, disse o prefeito.