Em projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), sugeriu a realização de Seminário Antidrogas no início de cada semestre do ano letivo nas escolas da rede pública estadual de ensino.

De acordo com a proposta, a Secretaria de Educação realizaria, no primeiro e segundo semestre de cada ano letivo, através de seus estabelecimentos de ensino, seminários com a finalidade de transmitir aos alunos conhecimento sobre a nocividade e consequências do uso de entorpecentes.

Leandro de Jesus afirmou que “as drogas devem ser combatidas e não regulamentadas”. Segundo ele, “ao contrário do que disse o ex-governador Rui Costa, as drogas, o tráfico, não empregam, elas destroem.  O uso de drogas é uma das maiores causas de morte de jovens no mundo e pode deixar graves sequelas a longo prazo. A prevenção pode reduzir os números drasticamente, mas primeiro é preciso entender qual é o cenário atual do uso de drogas na juventude”, afirmou o parlamentar. 

O deputado também destacou que “o primeiro contato com as drogas acontece, principalmente, na juventude. Isso porque esse é um momento em que ocorrem diversas mudanças relacionadas com o psicológico do adolescente, que se torna mais vulnerável e, por isso, pode ser considerado um grupo de risco”.