O Dalai Lama divulgou um comunicado, nesta segunda-feira (10), em que pede desculpas pelo vídeo em que aparece beijando uma criança na boca e depois pedindo para ela “chupar” sua língua. O episódio, noticiou a CNN, teria ocorrido em um evento no norte da Índia.

Segundo a equipe do líder espiritual tibetano, ele disse que “deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”. A nota diz ainda que “lamenta” o  incidente ocorrido.

“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”, diz o comunicado.

O pedido de desculpas aconteceu após o registro circular nas redes sociais, gerando críticas de usuários e protestos de entidades ligadas aos direitos das crianças.

No vídeo em questão, o menino pode ser visto se aproximando do ganhador do Nobel da Paz antes de perguntar: “Posso te abraçar?”. Neste momento, o Lama convida o garoto a subir no palco, aponta para sua bochecha e diz: “primeiro aqui”, levando o menino a lhe dar um abraço e um beijo.

O Dalai Lama então aponta para os lábios e diz: “então acho que, finalmente, aqui também”. Ele então puxa o queixo do menino e o beija na boca. “E chupe minha língua”, diz ele depois de alguns segundos, colocando a língua para fora.