O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, utilizou suas redes sociais para garantir a estatal vai seguir com as suas atividades na Bahia. Na publicação ele revelou que esteve com representante de funcionários e aposentados da companhia em Salvador e recebeu as demandas dos funcionários do Polo da Bahia.

“A Petrobras fica na Bahia! Estive reunido neste domingo (12) com representantes da Força de Trabalho, entidades dos trabalhadores e trabalhadoras e aposentados e aposentadas no Centro de Empregados da Petrobras, em Salvador”, escreveu Prates em seu perfil no Twitter.

“Recebi as demandas dos nossos companheiros do Polo da Bahia, onde o Brasil teve suas primeiras explorações com o nascimento da indústria petrolífera, em 1941, a partir do poço de Candeias, e firmamos nosso compromisso em defender e fortalecer a Petrobras no estado”, acrescentou.

Desde o início da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alguns campos da Petrobras foram vendidos. Uma das negociações envolveu o arrendamento das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e de Sergipe (Fafen-SE).  O acordo previa ainda o subarrendamento dos terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, instalado no município de Candeias.

Já em novembro de 2021, a Petrobras anunciou a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde, para o grupo Mubadala Capital.

No processo, a companhia solicitou que fosse desocupada a área onde está instalado o Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE), localizado no bairro de Stella Maris, em Salvador. No entanto, uma liminar da Luciana Carinhanha Setubal, garantiu permanência do CEPE no local.