A diretoria do Banco Central vai se reunir nos dias 14 e 15 junho para definir a nova taxa de juros básica (Selic). Na avaliação de Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da ANEFAC, o BC vai elevar a SELIC em 50 pontos percentuais para 13,25% ao ano.

Com a Selic em 13,25% ao ano as aplicações em Renda Fixa, como os Fundos de Investimento, ganham mais atratividade e ganham da Poupança na maioria das situações, informa o Ig. Mesmo com esta elevação da taxa básica de juros (SELIC), as Cadernetas de Poupança vão continuar interessantes frente aos fundos de renda fixa, principalmente sobre os fundos cujas taxas de administração sejam superiores a 2,50% ao ano.

Tal fato ocorre uma vez que a caderneta de poupança tem seu ganho garantido por lei (TR + 6,17% ao ano) e não sofre qualquer tributação diferentemente dos fundos de renda fixa que possuem tributação do imposto de renda sobre seus rendimentos, sendo maior esta tributação quanto menor for o prazo de seu resgate além de ter a cobrança da taxa de administração cobrada pelos bancos.

Tendo em vista a Taxa Básica de Juros (SELIC) ter ultrapassado o percentual de 8,50% ao ano o rendimento da poupança antiga e da poupança nova passaram a ter a partir de agosto/2014 o mesmo rendimento de TR + 6,17% ao ano. Assim sendo a nova regra da poupança de ter um rendimento de 70% da Taxa Básica de Juros (SELIC) mais a variação da TR não mais se aplica.

Sobre o autor

Matérias relacionadas