A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia fez uma análise sobre a quantidade de óbitos no estado em decorrência do novo coronavírus e os resultados são positivos. A taxa de letalidade, na Bahia, é bem menor, comparado com outros estados do país, ocupando a 22° colocação. Também é menor dentre o nordeste. Já os leitos de UTI Covid estão com ocupação em menores números no estado.

Segundo a Sesab, a análise foi observada a partir da data de falecimento e não no dia que ocorreu a notificação no sistema. Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia, afirmou que entre a data da ocorrência e quando é notificado, existem situações adversas e que podem demorar de fazer o registro: “A existência de registros tardios ou acúmulo de casos deve-se à sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19”.  Explicou.

Ele ainda reitera que existe uma profunda investigação por parte das vigilâncias municipais e estaduais para evitar erros ou equívocos, “outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus”, falou Vilas-Boas.

DEIXE UMA MENSAGEM