Uma mulher de 37 anos denunciou nas redes sociais o crime de racismo cometido por um segurança da CCR Metrô Bahia contra as filhas dela, que são gêmeas e têm três anos. Segundo Sandra Weydee, mãe das meninas, o caso aconteceu na noite de sábado (25), por volta das 18h30, na estação Rodoviária, em Salvador.

“A gente [mãe e filhas] estava no Iguatemi passeando e ia voltar para casa. Tinha três seguranças, dois negros e um branco, próximos da catraca. O branco estava de costas, quando ele virou e viu minhas filhas, ele gritou: ‘Misericórdia’ e eu fiquei sem entender. Aí ele completou: ‘Bucha 1 e Bucha 2”, disse Sandra, em entrevista ao portal G1.

A mãe das crianças ainda relatou que os outros dois seguranças ficaram “sem graça” com a atitude do colega, que ficou rindo. As meninas, que se chamam Valentina e Verena, lhe perguntaram o que era “bucha”. “Elas começaram a me perguntar o que era ‘bucha’ e porque ele estava chamando elas assim. Uma delas é mais ‘para frente’ e disse para a outra: ‘Ele estava falando do nosso cabelo'”, lembrou Sandra.

A mulher ainda disse ter ficado sem reação após ouvir a piada racista e decidiu entrar no vagão do metrô, mas depois mudou de ideia e voltou para procurar o segurança. Segundo Sandra, o caso ainda não foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) devido à paralisação de 48 horas dos policiais civis.

Em nota, a CCR Metrô Bahia disse que repudia atitudes racistas ou discriminatórias e está apurando o caso citado pela cliente. A concessionária também ressaltou que respeita e valoriza a pluralidade da Bahia e reforça o seu compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial e de gênero.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM