Os festejos de Santa Bárbara, celebrados amanhã (4), alteram o tráfego de veículos e estacionamento no Centro Histórico de Salvador.

Conforme o Diário Oficial do Município de hoje (3), a Superintendência de Trânsito de Salvador vai promover as seguintes mudanças:

Proibição do Estacionamento de veículos, das 4h às 13h, na Ladeira da Praça (em ambos
os lados), a fim de reservar vagas para os veículos oficiais do Comando do Corpo de Bombeiros da
Polícia Militar do Estado da Bahia;
Instalação de barreiras fixas, das 7h às 16h: na Ladeira Ramos de Queiroz (parte baixa); na Rua das Flores / Ladeira Ramos de Queiroz; na Rua do Tabuão / Rua Caminho Novo do Taboão;
Desvio do tráfego de veículos, das 7h às 16h, nas seguintes vias: cruzamento entre a Rua Siqueira Campos com a Rua Engenheiro João Pimenta Bastos – com proibição do acesso dos ônibus e caminhões; Av. J. J. Seabra (Aquidabã); Av. J. J. Seabra / Rua Padre Agostinho Gomes.
Instalação de barreiras móveis, a partir das 8h, na Av. J. J. Seabra (Aquidabã); na Ladeira Ramos de Queiroz (parte alta) / Rua dos Marchantes; na Rua do Taboão / Largo do Pelourinho; na Av. J.J. Seabra / Rua do Alvo; na Rua Direita de Santo Antônio / Rua dos Marchantes – permitir o acesso de moradores e acesso ao Hotel do Carmo pelo contra-fluxo; Av. J. J. Seabra / Rua Padre Agostinho Gomes;
Instalação de barreiras móveis progressivas, a partir das 8h, nas localidades: Ladeira da Praça, Rua do Tijolo, Rua do Saldanha, Rua São Francisco, Rua Ruy Barbosa, Ladeira do Prata, Av. J.J. Seabra, Travessa Professor Antônio Borja, Ladeira do Desterro, Rua 12 de Outubro, Largo de São Miguel, Rua Frei Vicente, Ladeira da Saúde e Ladeira do Ferrão.
Interdição progressiva do tráfego de veículos, a partir das 8h, no Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Av. José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), Rua Padre Agostinho Gomes (antiga Rua Baixa dos Sapateiros / Museu Casa do Benin), Largo do Pelourinho (chegada).
Festa

A Festa de Santa Bárbara é reconhecida como Patrimônio imaterial da Bahia. A imagem da santa fica na Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, e de lá saem os cortejos.

Na concentração, será celebrada a missa campal, antes de os fiéis continuaram sua caminhada em direção ao 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na Barroquinha.

A santa é conhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades e, no candomblé, é sincretizada como Iansã.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM